Quem sou eu

Minha foto
Professora do Ensino Infantil (trabalho nessa área a quase 18 anos), também sou formada em Letras (Português/Espanhol/Literatura)e pretendo fazer Pós-Graduação em Língua Portuguesa ou Docência Superior ainda esse ano. Adoro ser professora,mesmo o salário sendo pouco, gosto muito do que eu faço e fiz esse blog para compartilhar com as pessoas as atividades que faço, minha experiência com Ensino Infantil ou compartilhar com vocês as atividades e assuntos encontrados na internet.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A CRIANÇA E A ARTE

O PODER DA ARTE!!!!

“ Criar é tão difícil ou tão fácil como viver.E é do mesmo modo necessário”
Fayga Ostrower


A criação artística favorece o desenvolvimento total da personalidade, reunindo em harmonia a atividade intelectual, a sensibilidade e a habilidade manual. A possibilidade de mexer com vários materiais dá grande liberdade e prazer à criança, ajudando-as a tornarem-se adultos completos e sensíveis.

Desenho tem papel fundamental na formação do conhecimento e requer grande consideração no sentido de valorizar desde o início da vida da criança, considerando a bagagem que trás de casa, assim como seu próprio dia-a-dia.
O ato de desenhar deve ser considerado um fator essencial no processo do desenvolvimento da linguagem, bem como uma espécie de documento que registra a evolução da criança.
A criança ao desenhar desenvolve a auto-expressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros.

ATIVIDADES QUE PODEM SER TRABALHADAS NO DIA-A-DIA NA SALA DE AULA

DESENHO
·       Com lápis cera (desenhar bolinhas diversos tamanhos; rabiscar,desenhar formas,objetos,figuras humanas, cenas incompletas,cenas completas, etc.);
·       Desenhar sobre lixa com lápis cera;
·       Desenhar com giz molhado sobre lixa;
·       Desenhar com giz branco, depois passar com o pincel anilina;
·       Desenhar com giz seco no chão;
·       Desenhar sobre a areia. Etc.
MODELAGEM
·      Amassar bem a massa de modelar/esticar;
·      Fazer bolinhas com a massa de modelar;
·      Fazer bichinhos;
·      Contar uma história sobre animais e as crianças irão modelar os bichinhos que aparecem na história;
·      Cantar músicas sobre dia da árvore, primavera ou outras e as crianças modelam o que aparecem na música;
·      E outras coisas de acordo com a criatividade de cada criança.
PINTURA
·      Com guache colorido;
·      Com barbante molhado no guache e bater no papel em diversas direções;
·      Com carimbos feitos com legumes molhados no guache colorido;
·      Com carimbo de folhas de árvores,
·      Com carimbos feitos de formas geométricas;
·      Com guache grosso colorido no papel dobrado no meio;
·      Com cola colorida;
·      Técnica da anilina com nanquim;
·      Técnica do desenho surpresa (colocar algum desenho em baixo da folha e com lápis cera deitado passar por cima da folha);
·      Técnica do canudinho soprado;
·       Pintura com desenho vazado;
·      Pintura do desenho cego ou surpresa;
·      Pintura com a peneira (colocar na folha ofício e as crianças passam o pincel em cima da peneira e ver o enfeito que irá acontecer);
RECORTE/COLAGEM
·      Rasgar papéis com as mãos e amassar;
·      Rasgar papéis com as mãos em diversos
 tamanhos;
·      Rasgar papéis coloridos e amassar fazendo bolinhas pequenas para utilizar em colagem;
·      Fazer colagem com areia, farinha colorida, barbante, lã, materiais de sucata, palito de sorvete, macarrão colorido, folhas, papéis picados, etc.
·      Recortar com tesoura livremente revistas, encartes;
·      Picotar papéis;
·      Recortar curvas, linhas retas,
 pontilhados e desenhos;
·      Utilizar arroz, feijões para colagem, etc.
  • Mosaico


A ARTE E O LÚDICO
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Brincar faz parte do universo infantil. Todas as atividades lúdicas são importantes para o desenvolvimento das crianças. Tudo é motivo para a criança brincar; ela pula,corre,salta, esconde-se.
 

CRIANDO COM SUCATA: JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS
1.  BOLICHE DE PALHACINHO

- Material: (10 garrafas pet ou potes grandes, papéis coloridos (olhos, nariz e bocas ou comprar prontos), lã, meia velha e retalhos de tecido (bola).
- Confecção: Limpar bem as garrafas. Recortar olhos, nariz e gravata e colar num lado da garrafa. Fazer dois rolinhos de lã e prender com auxílio de linha de costura envolta do gargalo. Depois de presa a lã, colocar a tampa da garrafa. Colar no outro lado das garrafas números de 1 até 10.
Bola: Encher a ponta do pé de uma meia velha com retalhos.Amarrar bem firme com um barbante fino fazendo o formato de bola.
Exploração: Jogar como boliche, Juntar os palhacinhos iguais, trabalhar os números, contagem oral.
Objetivo: Trabalhar coordenação motora ampla, coordenação viso-motora, controle de força muscular, contagem oral e fixar números.
2- CAIXA DE ENCAIXES
Material: 01 caixa de sapatos, papel para cobrir a caixa, 18 frasquinhos de formatos diferentes, vários tubos redondos de diâmetro menor que o furo a se feito na caixa.
Confecção: Encapar a caixa em partes separadas. Na tampa, fazer 18 furos circulares no diâmetro de 2 cm.
Exploração: Encaixar os frascos como pinos na tampa da caixa.
Objetivo: Trabalhar coordenação viso-motora (encaixe).
3- JOGO DE CONES
Material: 15 cones plásticos de três cores, 03 tubos de linhas (usados em confecções e malharias), 01 placa de madeira e 12 pregos.
Confecção: Pregar os tubos plásticos na placa de madeira.
Exploração: Encaixar os cones nos tubos, agrupando-os pela cor, fazer uma pilha no primeiro tubo de encaixe alternando duas ou três cores.
Objetivos: Trabalhar a coordenação motora ampla, movimentos de preensão grossa e discriminação de cores.
4- CADÊ O SOM IGUAL?
Material: 10embalagens de filmes vazias 02 pregos, 02 tampas grandes, 02 botões pequenos, feijões, 04 grampos, retalho de papel celofane de cinco cores diferentes.
Embalagem: Sacola de pano.
Confecção: Colocar dentro das embalagens, dois a dois, materiais que produzem som diferente. Colar nos fundos das embalagens que contêm os mesmos materiais círculos de papel-espelho da mesma cor. Isso permite ao jogo uma autocorreção.
Exploração: Misturar todas as embalagens e pedir à criança para sacudi-las, prestando atenção no som. Identificar os sons iguais e diferentes.
Objetivos: Estabelecimento do conceito igual e diferente, concentração, discriminação de sons.
5- PREGADORES COLORIDOS
Material: 18 pregadores plásticos coloridos, 01caixa redonda de queijo, 18 tiras de papel colorido liso nas mesmas cores dos pregadores (ou durex colorido).
Embalagem: A própria caixa.
Confecção: Recortar o papel colorido em tiras de 2x8 cm e colá-lo verticalmente na parte de uma das partes da caixa de queijo, de modo a forrá-la internamente.
Exploração: pinçar os pregadores nas bordas da caixa fazendo corresponder as cores. Ditar para a criança as cores a serem pinçadas, comboiando cores diferentes.
Facilita: Coordenação motora fina (movimento de pinça), estabelecimento de conceito de cor, discriminação visual, atenção e concentração.
6- PETECA DE JORNAL
PeMateriais: Jornal, penas, guache, celofane, TNT e fita crepe.
Modo de fazer: Separe a folha de jornal em duas partes. Amasse uma delas para fazer uma bola. Faça tiras nas duas pontas da outra. Coloque a bola no centro dela para que a peteca tenha peso. Envolva a bola de jornal com esta folha e em seguida feche-a com fita crepe, deixando as tiras para cima. Pinte essas tiras com guache colorido e quando secar coloque as penas presas na peteca. Envolva a bolada peteca com papel celofane ou TNTe amarre com durex colorido.a estca f
Objetivo: Reconhecer a brincadeira popular. Promover a integração do grupo.
7- BARANGANDÃO

Materiais: Papel crepom colorido, jornal, barbante, cola ou fita crepe e tesoura.

Modo de fazer: Corte o papel crepom em tiras coloridas e compridas. Junte dez tiras de diferentes cores. Pegue uma folha de jornal, enrole e depois dobre como uma régua. Enrole esta tira de jornal com o papel crepom e o barbante no meio até formar um Pequeno “cilindro”. Passe fita crepe em volta. Para brincar, segure pelo barbante e gire o brinquedo bem rápido.
8- ÔNIBUS DE CAIXA DE PASTA DE DENTE
Objetivo: O objetivo principal dessa atividade é o de preservar os valores de uma cultura infantil que aos poucos vem se perdendo na sociedade moderna.

Materiais: 1 caixa de pasta de dente, 4 tampinhas de refrigerantes, 2 clipes, 1 prego pequeno 1 martelo, 1 metro de barbante, 1 lasca de tijolo, 1 canetinha preta,4 lantejoulas (2 brancas e 2vermelhas.)

Modo de fazer: Fure a caixa no lugar das rodas e o centro das tampinhas com um prego pequeno. Pinte a caixa com a canetinha e escreva o nome da “linha” (CALÇADA).
Estique um clipe e dobre apenas a pontinha. Atravesse-o pela tampinha, pela caixa de um lado e de outro e pela tampinha do outro lado. Dobre a outra extremidade do clipe. Faça o mesmo para as duas outras rodas. Cole duas lantejoulas brancas nos faróis da frente e duas vermelhas nas lanternas de trás. Cole ou amarre o barbante na frente e ponha a lasca de tijolo dentro da caixa para dar estabilidade. Seja criativo: use papel alumínio, pinte as rodas, etc.
9- PIPA / PAPAGAIO / RAIA
Materiais: Ripas de taquara ou bambu, cortadas finas.
Papel de seda de várias cores. Cola. Tiras de pano ou plástico para o rabo. Fio corrente nº 10 para segurar o centro, unir as pontas das ripas e fazer empinar.

Modo de fazer: Junte em cruz duas ripas iguais, se quiser fazer a pipa quadrada, ou de comprimentos diferentes para fazer um losango. Feita a cruz, cerque-a com fio, unindo suas extremidades. O mesmo tipo de fio servirá para segurar a parte central da cruz e ainda para fazer o suporte central, onde será amarrado o grande fio para empinar. Cubra o “esqueleto”, assim feito, com papel de seda de várias cores. Faça com tiras de pano ou plástico um “rabo” que pese, para agüentar o vento. O fio para empinar deverá ter muitos metros. Receita pronta e espere o vento e seu papagaio alcançará as estrelas...
               10- PUXA-PUXA OU VAI-E-VEM


Materiais: 2 garrafas de plástico vazias, 10m de fio de nylon para varal. Cola quente.  Tesoura e estilete. 4 argolas de 10cm de diâmetro.

Modo de fazer
Pegue cada garrafa de plástico e corte de forma que fiquem 16cm do gargalo até o corte (para garrafas de 2 litros). Junte as duas partes pela abertura do corte e cole com cola quente.
Pegue o fio para varal e corte em 2 pedaços de 5cm. Em uma das pontas de cada pedaço, amarre uma argola, que servirá para ser a alça para se jogar o puxa-puxa ou vai-e-vem. A outra ponta de cada fio deve passar por dentro da peça feita com os dois pedaços de garrafa. Então é só amarrar as outras 2 argolas nas 2 pontas restantes dos fios de varal.Agora é só ficar 1 jogador de cada lado, com 2 argolas, e “empurrar” e “puxar” o brinquedo com o colega.

Objetivo: Desenvolver nas crianças uma sensibilidade de criar seus próprios brinquedos, trabalhar com o lúdico, fazer com que o aprendizado desta atividade sirva para a vida, obter momentos de lazer e acima de tudo unir o prazer de brincar e se divertir ajudando ainda na preservação da natureza, reciclando garrafas plásticas que é um dos materiais que demoram mais tempo para se degenerar.


11- TELEFONE DE FIO


Materiais: 2 potes vazios de iogurte ou 2 latas abertas,
6m de barbante ou fio de nylon, 1 palito de dente ou prego
pequeno.

Modo de fazer
Lave e segue bem os potes plásticos ou latas. Com bastante cuidado, faça um pequeno furo no fundo de cada pote, utilizando o palito ou prego. Se quiser, estique bem o barbante e passe vela nele, pois o barbante encerado conduz melhor o som. Enfie a ponta do barbante ou fio de nylon no furo do pote ou da lata e dê um nó. Faça o mesmo com a outra ponta, no outro pote ou lata. Agora converse com um colega, falando e ouvindo pelo pote ou lata. Você pode utilizar este telefone até em longas distâncias. Pra funcionar bem, o fio deve estar ticado e é preciso combinar quem fala e quem ouve.

Objetivo: Trabalhar os ruídos na comunicação.

 12- JOGO DE ARGOLAS


Materiais: Garrafas PET (de plásticos vazias), tampas de margarida, potes de iogurte.

Modo de fazer: Decorar com olhos, nariz, boca, cabelos potes, garrafas pet ou recipientes de iogurte. Recortar o centro de tampas de margarina para fazer círculos.

Modo de brincar: A criança joga as argolas nos potes. Vence o jogo quem acertar mais vezes e fizer mais pontos.
Objetivo: Participar de jogo de arremesso de argolas em direção ao alvo (no caso garrafas pet). Contar quantas argolas foram atingidas em sua jogada. Reconhecer a quantidade de pontos que fez em cada uma das rodadas. Trabalhar números, quantidade, cor das argolas, etc.
13- JOGO DAS TAMPINHAS

Materiais: Garrafas PET (de plásticos vazias), tampas de refrigerante, pregadores, fita crepe ou durex colorido.

Modo de fazer: Cortar-se garrafas pet ao meio. Contornar-se a parte cortada, utilizando fita crepe ou durex colorido.

Modo de brincar: Organizam-se os grupos. As crianças de cada grupo, uma a uma, pegam com um pregador de roupa as tampinhas de garrafas colocadas a certa distância. Rapidamente devem colocá-las dentro da garrafa. Vence o jogo o grupo que colocar mais tampinhas dentro da garrafa no menor tempo possível. O professor marca o tempo.

Objetivo: Trabalhar atenção, agilidade, concentração, cor das tampinhas, quantidade, noção: mais/menos/muito/pouco, trabalhar em equipe.
 

    "Arte não é apenas básico, mas fundamental na educação de um país que se desenvolve. Arte não é enfeite. Arte é cognição, é profissão, é uma forma diferente da palavra para interpretar o mundo, a realidade, o imaginário e é conteúdo. Como conteúdo, arte representa o melhor trabalho do ser humano.”
Barbosa (1991, p. 4)