Quem sou eu

Minha foto
Professora do Ensino Infantil (trabalho nessa área a quase 18 anos), também sou formada em Letras (Português/Espanhol/Literatura)e pretendo fazer Pós-Graduação em Língua Portuguesa ou Docência Superior ainda esse ano. Adoro ser professora,mesmo o salário sendo pouco, gosto muito do que eu faço e fiz esse blog para compartilhar com as pessoas as atividades que faço, minha experiência com Ensino Infantil ou compartilhar com vocês as atividades e assuntos encontrados na internet.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PSICOMOTRICIDADE

PSICOMOTRICIDADE
CORPO
AÇÃO E
 EMOÇÃO
 
A psicomotricidade é muito importante na educação infantil, pois prepara a criança para a escrita no concreto - grafomotricidade

É de suma importância salientar que o movimento é a primeira manifestação na vida do ser humano, pois desde a vida intra-uterina realizamos movimentos com o nosso corpo, no qual vão se estruturando e exercendo enormes influências no comportamento.
A partir deste conceito e através da nossa prática no contexto escolar, considera-sSE que a psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que nos auxilia a promover preventivos e de intervenção, proporcionando resultados satisfatórios em situações de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem
.

BRINCADEIRAS INFANTIS QUE SÃO RICAS EM CONTEÚDOS RELACIONADOS AO ESPAÇO
·        CORRIDA DO OVO NA COLHER
·        BRINCAR DE CASINHA
·        PNEU
·        CÂMERA DE AR
·        PETECA
·        CORDAS
·        DAMA
·        TRILHA
·        DARDO
·        DOMINÓ
·        MATERIAIS PARA ENCAIXES
·        DOBRADURAS
·        FUTEBOL DE BOTÃO
·        JOGO DA VELHA
·        RODAS/CIRANDAS
·        FIOS/LINHAS/CORDÕES
·        QUEBRA-CABEÇAS
·         RETALHOS-MONTAGEM DE ROUPA
·        TIRO AO ALVO
·        BOLAS
·        BEXIGAS/BALÕES
·        BLOCOS LOGICOS
·         ARGOLAS
·        ADOLETA
·        AMARELINHA
·        ARGILA
·        CABRA-CEGA
·        GATO E RATO
·        PULAR CORDAS
·        MORTO-VIVO
·        TRILHA
·        BASQUETE
·        FUTEBOL
·        ETC.


ATIVIDADES QUE AUXILIAM O DESENVOLVIMENTO DA LATERALIDADE
Em papel
·       Fazer maquetes de cidades com caixas de papel;
·       Dar comandos de esquerda e de direita para ela seguir;
·       Exemplo: ande duas quadras e vire à direita;
·       Peça para ela andar livremente pela cidade de papel; peça-lhe localizações de praça, de igreja, de supermercado, conforme sua maquete;
·       Faça desenhos em papel grande sob comando do professor;
·       Peça para criança desenhar no centro do papel uma piscina;
·       Depois peça-lhe que ela desenhe à esquerda da piscina uma árvore;
·       Agora peça-lhe que desenhe à direita uma barraca;
·       Agora peça que ela desenhe dentro da piscina uma bóia;
·       Ao lado direito da árvore, peça que ela desenhe uma bicicleta;
·       Do lado esquerdo da barraca, peça que ela desenhe uma bola no chão;
·       Acima da piscina, desenhe um gramado;
·       Abaixo, desenhe pedrinhas no chão;
·       Entre a árvore e a piscina, coloque uma planta,
·       Acima da piscina uma mesa;
·       Quando o desenho estiver pronto, peça que ela reproduza suas localizações pela oralidade;
·       Se houver erros, reconstrua com a criança os acontecimentos, sempre a motivando.
Com tintas
·       Varie a mesma atividade acima, usando tintas para colorir.
Com sucatas/objetos
·       Faça desenho no chão da escola, pátio, oficina com as mesmas indicações de uma cidade: igreja, supermercado, praças, lojas, ruas (esses elementos serão feitos com caixas de papelão ou outras sucatas)
·       Coloque placas de trânsito: vire à esquerda, direita, proibido, siga em frente;
·       Peça que a criança siga andando como se fosse o motorista;
·       Também podemos fazer um passeio pelo bairro da escola resgatando estas placas no ambiente social da criança;
·       Usar bolas de meias, ou de papel, para que elas peguem, ao serem jogadas, somente com a mão direita;
·       Não deixem as bolas caírem no chão, tocando nelas somente com a mão direita, depois com a esquerda;
·       Fazer canudos de papel, em folhas de jornal, com a mão direita, depois com a esquerda;
·       Com esses canudos, construir esculturas,
·       Depois de as esculturas prontas, junte os alunos e peça que eles reproduzam as esculturas somente com o corpo;
·       Se para reproduzir a escultura a criança precisar de mais de um colega, sugira que assim seja feito;
·       Fazer corridas com materiais para serem equilibrados com a mão direita e com a mão esquerda;
·       Colocar uma porção de chaves em um molho e pedir que a criança abra uma fechadura usando a mão direita, depois à esquerda.
·       Pedir para fazerem recortes de papel, para colagem, usando a mão direita e depois a esquerda;
·       Pedir para fazerem desenhos com uma mão e depois reproduza o mesmo desenho, do mesmo tamanho, com a outra mão.
Com brincadeiras infantis
·       Baralhos
·       Corrida do ovo na colher
·       Cordas, dardo, dobraduras       
·       Futebol de salão
·       Rodas/cirandas
·       Morto-Vivo
·       Marchas
·       Bolas / cordas
·       Tiro ao alvo
·       Basquete
·       Movimentos alternados

  • Fazer gestos diante do espelho, imitando o educador. Colocar-se ao lado do indivíduo, diante do espelho e ao levantar a parte do corpo ele deverá repetir levantando o mesmo lado e nomeando (direita/esquerda).
  • Colocar um fio esticado verticalmente entre o teto e o chão. De frente, encostar o nariz e o umbimgo no fio e perceber as partes do corpo que ficaram para fora. Fazer o mesmo de costa encostando a nuca e as nádegas. Sinalize os lados das sobras (direita/esquerda).
  • Colocar pés sobre o contorno de pés desenhados pelo chão, direita sobre direita, esquerda sobre esquerda. 
  • Desenhar uma linha ou colocar um fio no chão esticado, pedindo que se posicione em um dos lados e a seguir através de sua solicitação ele deverá se deslocar com o corpo para o lado solicitado (direita ou esquerda).
 

ATIVIDADES QUE AUXILIAM O DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO ESPACIAL
·       Atividades que trabalham a lateralidade devem ser aplicadas com o objetivo de estimular a criança para as percepções do espaço;
·       Trabalho com mapas também é muito importante;
·       Dê a criança caça palavras para encontrar;
·       Dê a criança labirintos de papel impresso para que ela encontre a saída, ou para que ela leve o coelho à cenoura;
·       Se houver, trabalhe com uma bússola
·       Construir com as crianças um relógio de sol.
  
EXERCÍCIOS DE PERCEPÇÃO
Exercícios percepção tátil
·      De olhos abertos, e depois fechados, sentir com as mãos, dedos e pés, objetos diversos, pessoas e seu próprio corpo;
·      Reconhecer colegas pelo tato.
Exercícios de percepção olfativa
  Experimentar coisas que têm e que não têm gosto;
·      Provar alimentos em diferentes temperaturas;
·      Provar alimentos de diferentes sabores e teores.
Exercícios de percepção olfativa
·      Experimentar odores fortes e fracos, agradáveis e desagradáveis em materiais como: perfumes, sabonetes, café, álcool, vinagre, chás, frutas, flores;
·      Buscar o reconhecimento de objetos, alimentos e etc, através dos seus cheiros característicos.
Exercícios de percepção auditiva
·      Brincar de cabra-cega;
·      Perceber os sons produzidos naturalmente pelo próprio corpo (respiração, batidas cardíacas);

·      Identificar e imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenômenos da natureza;
·      Identificar sons produzidos por objetos.
Exercícios de percepção visual
·      Identificar cores diversas;
·      Separar objetos altos e baixos, curtos e compridos, finos e grossos, largos e estreitos, cheios e vazios, etc;
·      Agrupar objetos de acordo com suas cores e/ou formas;
·      Descobrir o que falta e absurdos em desenhos;
·      Jogo dos erros;
·      Marcar, entre diversas figuras, letras e números, apenas as que são iguais ao modelo;
·      Encontrar figuras escondidas em um desenho.
Exercícios de relaxamento
·      Através da música, orientar o indivíduo (grupo ou individual), a se fazer relaxar. Para esse tipo de atividade é necessário que a música seja instrumental. Fazê-la usar a imaginação. Pedir que fiquem em silencio, olhos fechados, tirar o sapatos...
ATIVIDADES QUE AUXILIAM O DESENVOLVIMENTO DA
COORDENAÇÃO
Coordenação dinâmica global
·      Rodar no chão, com os pés juntos e os braços ao longo do corpo, para os dois lados;
·      Engatinhar para frente e para trás, passando sobre obstáculos, por baixo de mesas e cadeiras, sobre caminhos marcados no chão;
·      Andar, correr, pular, dançar, subir;
·      Relaxar e tensionar partes do corpo;
·       Chutar bolas de diferentes tamanhos e pesos.
Coordenação visomanual ou fina
·      Escolher arroz ou feijão;
·       Montar quebra-cabeça;
·       Modelar com massa ou argila;
·      Rasgar e amassar vários tipos de papel;
·      Tocar piano ou outro instrumento de teclado;
·      Recortar com o dedo;
·      Recortar com tesoura;
·      Colar, pintar;
·      Perfurar e dobrar;
·      Contornar;
·      Alinhavar.
Coordenação visual
·      Seguir com os olhos e a cabeça o movimento de um objeto manipulado pelo educador;
·      Andar ao redor de um objeto, sem desviar os olhos dele;
·      Seguir apenas com os olhos movimentos, de baixo para cima, da direita para a esquerda...
EXERCÍCIOS DE ORIENTAÇÃO TEMPORAL
·      Reproduzir ritmos variados com o próprio corpo e com objetos;
·      Ouvir histórias, ou músicas que contêm histórias, e depois contar a sequência dos fatos;
·      Ordenar cartões com figuras e formas e recompor uma história com início, meio e fim;
Tendo como referências situações de tempo, indaga-se aos indivíduos situações que os façam perceber a diferença entre ontem, hoje e amanhã.

ATIVIDADES NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Exercícios fonoarticulatórios
·      Fazer caretas diversas;
·      Assoprar apitos, língua-de-sogra, penas, chama de vela, balão de ar, etc;
·      Mastigação;
·      Imitar os sons produzidos pelos bichos;
·      Fazer bolhas de ar;
·      Jogar beijos.
Exercícios respiratórios
·      Inspirar pelo nariz expirar pela boca;
·      Inspirar profundamente com a boca fechada, expirar emitindo as vogais, prolongando-as, até soltar todo o ar;
·      Assoprar o ar com força, com quem está enchendo uma bola de ar;
·      Fechar a boca e inspirar pelo nariz, tapar o nariz e expirar pela boca;
·      Inspirar e expirar em etapas: inspirar duas vezes, expirar duas vezes.
Exercícios de expressão verbal e gestual
·      Contar a histórias de seus próprios desenhos;
·      Formar histórias a partir de um título;
·      Imitar algo, somente com gestos, para os colegas adivinharem o que é;
·      Realizar passeio a pé e depois conversar sobre tudo o que foi observado;
·      Contar o que vê em fotos ou gravuras. Começar com gravuras que c poucas gravuras;
·      Lembrar palavras que comecem ou terminem com um som pedido.