PSICOMOTRICIDADE
CORPO
AÇÃO E
EMOÇÃO
A psicomotricidade é muito importante na educação infantil, pois prepara a criança para a escrita no concreto - grafomotricidade
É de suma importância salientar que o movimento é a primeira manifestação na vida do ser humano, pois desde a vida intra-uterina realizamos movimentos com o nosso corpo, no qual vão se estruturando e exercendo enormes influências no comportamento.
A partir deste conceito e através da nossa prática no contexto escolar, considera-sSE que a psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que nos auxilia a promover preventivos e de intervenção, proporcionando resultados satisfatórios em situações de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.
A partir deste conceito e através da nossa prática no contexto escolar, considera-sSE que a psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que nos auxilia a promover preventivos e de intervenção, proporcionando resultados satisfatórios em situações de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.
BRINCADEIRAS INFANTIS QUE SÃO RICAS EM CONTEÚDOS RELACIONADOS AO ESPAÇO
· CORRIDA DO OVO NA COLHER
· BRINCAR DE CASINHA
· PNEU
· CÂMERA DE AR
· PETECA
· CORDAS
· DAMA
· TRILHA
· DARDO
· DOMINÓ
· MATERIAIS PARA ENCAIXES
· DOBRADURAS
· FUTEBOL DE BOTÃO
· JOGO DA VELHA
· RODAS/CIRANDAS
· FIOS/LINHAS/CORDÕES
· QUEBRA-CABEÇAS
· RETALHOS-MONTAGEM DE ROUPA
· TIRO AO ALVO
· BOLAS
· BEXIGAS/BALÕES
· BLOCOS LOGICOS
· ARGOLAS
· ADOLETA
· AMARELINHA
· ARGILA
· CABRA-CEGA
· GATO E RATO
· PULAR CORDAS
· MORTO-VIVO
· TRILHA
· BASQUETE
· FUTEBOL
· ETC.
ATIVIDADES QUE AUXILIAM O DESENVOLVIMENTO DA LATERALIDADE
Em papel
· Fazer maquetes de cidades com caixas de papel;
· Dar comandos de esquerda e de direita para ela seguir;
· Exemplo: ande duas quadras e vire à direita;
· Peça para ela andar livremente pela cidade de papel; peça-lhe localizações de praça, de igreja, de supermercado, conforme sua maquete;
· Faça desenhos em papel grande sob comando do professor;
· Peça para criança desenhar no centro do papel uma piscina;
· Depois peça-lhe que ela desenhe à esquerda da piscina uma árvore;
· Agora peça-lhe que desenhe à direita uma barraca;
· Agora peça que ela desenhe dentro da piscina uma bóia;
· Ao lado direito da árvore, peça que ela desenhe uma bicicleta;
· Do lado esquerdo da barraca, peça que ela desenhe uma bola no chão;
· Acima da piscina, desenhe um gramado;
· Abaixo, desenhe pedrinhas no chão;
· Entre a árvore e a piscina, coloque uma planta,
· Acima da piscina uma mesa;
· Quando o desenho estiver pronto, peça que ela reproduza suas localizações pela oralidade;
· Se houver erros, reconstrua com a criança os acontecimentos, sempre a motivando.
Com tintas
· Varie a mesma atividade acima, usando tintas para colorir.
Com sucatas/objetos
· Faça desenho no chão da escola, pátio, oficina com as mesmas indicações de uma cidade: igreja, supermercado, praças, lojas, ruas (esses elementos serão feitos com caixas de papelão ou outras sucatas)
· Coloque placas de trânsito: vire à esquerda, direita, proibido, siga em frente;
· Peça que a criança siga andando como se fosse o motorista;
· Também podemos fazer um passeio pelo bairro da escola resgatando estas placas no ambiente social da criança;
· Usar bolas de meias, ou de papel, para que elas peguem, ao serem jogadas, somente com a mão direita;
· Não deixem as bolas caírem no chão, tocando nelas somente com a mão direita, depois com a esquerda;
· Fazer canudos de papel, em folhas de jornal, com a mão direita, depois com a esquerda;
· Com esses canudos, construir esculturas,
· Depois de as esculturas prontas, junte os alunos e peça que eles reproduzam as esculturas somente com o corpo;
· Se para reproduzir a escultura a criança precisar de mais de um colega, sugira que assim seja feito;
· Fazer corridas com materiais para serem equilibrados com a mão direita e com a mão esquerda;
· Colocar uma porção de chaves em um molho e pedir que a criança abra uma fechadura usando a mão direita, depois à esquerda.
· Pedir para fazerem recortes de papel, para colagem, usando a mão direita e depois a esquerda;
· Pedir para fazerem desenhos com uma mão e depois reproduza o mesmo desenho, do mesmo tamanho, com a outra mão.
Com brincadeiras infantis
· Baralhos
· Corrida do ovo na colher
· Cordas, dardo, dobraduras
· Futebol de salão
· Rodas/cirandas
· Morto-Vivo
· Marchas
· Bolas / cordas
· Tiro ao alvo
· Basquete
· Movimentos alternados
- Fazer gestos diante do espelho, imitando o educador. Colocar-se ao lado do indivíduo, diante do espelho e ao levantar a parte do corpo ele deverá repetir levantando o mesmo lado e nomeando (direita/esquerda).
- Colocar um fio esticado verticalmente entre o teto e o chão. De frente, encostar o nariz e o umbimgo no fio e perceber as partes do corpo que ficaram para fora. Fazer o mesmo de costa encostando a nuca e as nádegas. Sinalize os lados das sobras (direita/esquerda).
- Colocar pés sobre o contorno de pés desenhados pelo chão, direita sobre direita, esquerda sobre esquerda.
- Desenhar uma linha ou colocar um fio no chão esticado, pedindo que se posicione em um dos lados e a seguir através de sua solicitação ele deverá se deslocar com o corpo para o lado solicitado (direita ou esquerda).
ATIVIDADES QUE AUXILIAM O DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO ESPACIAL
· Atividades que trabalham a lateralidade devem ser aplicadas com o objetivo de estimular a criança para as percepções do espaço;
· Trabalho com mapas também é muito importante;
· Dê a criança caça palavras para encontrar;
· Dê a criança labirintos de papel impresso para que ela encontre a saída, ou para que ela leve o coelho à cenoura;
· Se houver, trabalhe com uma bússola
· Construir com as crianças um relógio de sol.
EXERCÍCIOS DE PERCEPÇÃO
Exercícios percepção tátil
· De olhos abertos, e depois fechados, sentir com as mãos, dedos e pés, objetos diversos, pessoas e seu próprio corpo;
· Reconhecer colegas pelo tato.
Exercícios de percepção olfativa
Experimentar coisas que têm e que não têm gosto;
· Provar alimentos em diferentes temperaturas;
· Provar alimentos de diferentes sabores e teores.
Exercícios de percepção olfativa
· Experimentar odores fortes e fracos, agradáveis e desagradáveis em materiais como: perfumes, sabonetes, café, álcool, vinagre, chás, frutas, flores;
· Buscar o reconhecimento de objetos, alimentos e etc, através dos seus cheiros característicos.
Exercícios de percepção auditiva
· Brincar de cabra-cega;
· Perceber os sons produzidos naturalmente pelo próprio corpo (respiração, batidas cardíacas);
· Identificar e imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenômenos da natureza;
· Identificar sons produzidos por objetos.
Exercícios de percepção visual
· Identificar cores diversas;
· Separar objetos altos e baixos, curtos e compridos, finos e grossos, largos e estreitos, cheios e vazios, etc;
· Agrupar objetos de acordo com suas cores e/ou formas;
· Descobrir o que falta e absurdos em desenhos;
· Jogo dos erros;
· Marcar, entre diversas figuras, letras e números, apenas as que são iguais ao modelo;
· Encontrar figuras escondidas em um desenho.
Exercícios de relaxamento
· Através da música, orientar o indivíduo (grupo ou individual), a se fazer relaxar. Para esse tipo de atividade é necessário que a música seja instrumental. Fazê-la usar a imaginação. Pedir que fiquem em silencio, olhos fechados, tirar o sapatos...
ATIVIDADES QUE AUXILIAM O DESENVOLVIMENTO DA
COORDENAÇÃO
Coordenação dinâmica global
· Rodar no chão, com os pés juntos e os braços ao longo do corpo, para os dois lados;
· Engatinhar para frente e para trás, passando sobre obstáculos, por baixo de mesas e cadeiras, sobre caminhos marcados no chão;
· Andar, correr, pular, dançar, subir;
· Relaxar e tensionar partes do corpo;
· Chutar bolas de diferentes tamanhos e pesos.
Coordenação visomanual ou fina
· Escolher arroz ou feijão;
· Montar quebra-cabeça;
· Modelar com massa ou argila;
· Rasgar e amassar vários tipos de papel;
· Tocar piano ou outro instrumento de teclado;
· Recortar com o dedo;
· Recortar com tesoura;
· Colar, pintar;
· Perfurar e dobrar;
· Contornar;
· Alinhavar.
Coordenação visual
· Seguir com os olhos e a cabeça o movimento de um objeto manipulado pelo educador;
· Andar ao redor de um objeto, sem desviar os olhos dele;
· Seguir apenas com os olhos movimentos, de baixo para cima, da direita para a esquerda...
EXERCÍCIOS DE ORIENTAÇÃO TEMPORAL
· Reproduzir ritmos variados com o próprio corpo e com objetos;
· Ouvir histórias, ou músicas que contêm histórias, e depois contar a sequência dos fatos;
· Ordenar cartões com figuras e formas e recompor uma história com início, meio e fim;
Tendo como referências situações de tempo, indaga-se aos indivíduos situações que os façam perceber a diferença entre ontem, hoje e amanhã.
ATIVIDADES NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Exercícios fonoarticulatórios
· Fazer caretas diversas;
· Assoprar apitos, língua-de-sogra, penas, chama de vela, balão de ar, etc;
· Mastigação;
· Imitar os sons produzidos pelos bichos;
· Fazer bolhas de ar;
· Jogar beijos.
Exercícios respiratórios
· Inspirar pelo nariz expirar pela boca;
· Inspirar profundamente com a boca fechada, expirar emitindo as vogais, prolongando-as, até soltar todo o ar;
· Assoprar o ar com força, com quem está enchendo uma bola de ar;
· Fechar a boca e inspirar pelo nariz, tapar o nariz e expirar pela boca;
· Inspirar e expirar em etapas: inspirar duas vezes, expirar duas vezes.
Exercícios de expressão verbal e gestual
· Contar a histórias de seus próprios desenhos;
· Formar histórias a partir de um título;
· Imitar algo, somente com gestos, para os colegas adivinharem o que é;
· Realizar passeio a pé e depois conversar sobre tudo o que foi observado;
· Contar o que vê em fotos ou gravuras. Começar com gravuras que c poucas gravuras;
Nenhum comentário:
Postar um comentário